AA-TVSH2: Túnel de Vento Subsônico

 


AA-TVSH2: Túnel de vento de circuito aberto

Túnel de vento subsônico de circuito aberto, montado em bancada móvel, com baixo nível de turbulência, e excelente estabilidade de fluxo. Operação simples, otimizada para ensino de aerodinâmica e dimensões reduzidas para o fácil deslocamento. Devido às dimensões generosas de sua câmara de ensaios é possível a instalação de uma variedade de acessórios como tubo pitot-estático transversal, modelos de aerofólios, balança aerodinâmica, gerador de fumaça, modelos de arrasto, modelos de aeronaves, medidores de pressão entre outros. Todos os acessórios podem ser monitorados em tempo real através do sistema de controle e aquisição de dados AA-DAS.

Adicionalmente ao túnel AA-TVSH2 está disponível todo o hardware necessário de forma a permitir o desenvolvimento de estudos em aerodinâmica assim como literatura técnica de operação e metodologia de ensino através do manual de experiências que descreve de forma sequencial os procedimentos experimentais contendo introdução, fundamento teórico, experiência passo a passo, problemas propostos e analise de resultados.

 

 


 Características  

  • Dimensões externas:
    1065mm x 1.900mm x 3.700mm
    (Largura, Altura e comprimento)
  • Dimensões Câmara de ensaios:
    305mm x 305mm x 600mm
    (Largura, Altura e comprimento)
  • Velocidade do ar: 0 a 40 m/s.

 

 


 Aplicações industriais e linhas de pesquisa

A variedade de acessórios disponíveis permite uma ampla gama de experimentos, dentre os quais se podem listar: 

  • Estudo dos gradientes de pressão em torno de um cilindro.
  • Determinação de forças de arrasto e coeficientes para uma variedade de elementos.
  • Medição de sustentação, arrasto e momento de arfagem para diferentes tipos de aerofólios e asas tridimensionais.
  • Estudo do desempenho de uma asa em função das características geométricas, razão de aspecto e enflechamento.
  • Estudo dos efeitos de dispositivos hipersustentadores num aerofólio.
  • Medidas de velocidade do escoamento e perfis de velocidade em diferentes pontos da seção de ensaios.
  • Medições gerais de velocidade e pressão, sobre diferentes corpos
  • Visualização do escoamento mediante linhas de fumaça e tintas fluorescentes em torno de diferentes modelos.
  • Escoamento através de corpos aerodinâmicos com observações de pressão e velocidade na turbulência
  • Investigação do desenvolvimento da camada limite
  • Influência da razão de aspecto no desempenho de um aerofólio
  • Estudo das características dos modelos envolvendo medições básicas das forças de sustentação e de arrasto
  • Estudo da distribuição de pressão em torno de um modelo de aerofólio para derivar a sustentação e comparação com a medição direta da sustentação
  • Entre outros