Aeroalcool
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  • Tunel de vento de circuito fechado

    Túnel de vento subsônico de circuito fechado, com excelente estabilidade e baixo nível de turbulência.

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  • Sistema de Ensino Reversor de Empuxo 
    Motores a reação são amplamente utilizados como sistemas de propulsão na aviação dada sua alta relação peso-potência e elevado desempenho.

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  • Furnas inaugura um dos maiores centros de pesquisa na energia eólica empregando Túneis de vento e acessórios da Aeroalcool.

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Empresa

Conheça a Aeroalcool

Aeroalcool Tecnologia Ltda, empresa brasileira, fundada em 2001 pelos sócios Eng. Msc. Omar J. J. Pugliesi e Eng. Dr. James R. Waterhouse, esta sediada em Franca - SP.  
A empresa nasceu com o objetivo de introduzir ao mercado a tecnologia do etanol para aeronaves leves, mas em decorrência de fatores de mercado a empresa focou no desenvolvimento de uma família de aeronaves leves que hoje são um sucesso de mercado.
Em decorrência da concentração de tecnologias dominadas pela Aeroalcool, a mesma iniciou o desenvolvimento de projetos especiais e hoje já acumulou dezenas de projetos bem sucedidos no mercado.
A Aeroalcool foi pioneira no fornecimento de soluções em túneis de vento para ensino e pesquisa e essa experiencia resultou no desenvolvimento de várias bancadas, dispositivos de ensino e pesquisa para dezenas de universidades brasileiras.
Os equipamentos de ensino e pesquisa da Aeroalcool rapidamente conquistaram o mercado nacional, pois apresentam qualidade elevada com preços muito inferiores aos equipamentos estrangeiros, além da capacidade da empresa de desenvolver soluções personalizadas. O aumento da demanda estimulou a empresa a criar uma divisão dedicada a este mercado, assim nascendo a Aeroalcool Túneis de Vento e Bancadas didáticas em 2014. 

TimeLine

2018

2018

Maio

HS1: TUNEL DE VENTO
Nós da Aeroalcool nos sentimos muito orgulhosos em realizar mais uma entrega de nossos produtos: um túnel de vento ao INSPER de SP, dando continuidade à sua vocação de pioneirismo voltado ao ensino e pesquisa.

Junho

FG: TUNEL DE VENTO
A Aeroalcool inicia a montagem do AA-TVFG para Furnas Centrais Elétricas, um túnel de vento de 28 m de comprimento, câmara de ensaio de 1,5 m x 1,5 m x 4,5 m e velocidade de 40 m/s. Destina-se a pesquisa no setor de energia Eólica.
2017

2017

Março

PROJETO HIDRA-K
A Aeroalcool Tecnologia em parceria com a Universidade Federal de Brasília, a FOXOIL e a Hubs inicia os testes funcionais do projeto Hidra-K, uma turbina hidrocinética de 10KW (cada módulo) para geração de energia elétrica.
2016

2016

Fevereiro

RT: BANCADA DIDÁTICA MOTOR AERONÁUTICO
Mais um projeto sob medida para o cliente entregue. A bancada de motor aeronáutico fará parte de uma escola móvel do Senai, auxiliando a formação de novos mecânicos.

Abril

TR: TORQUÍMETRO
Foi entregue à Universidade Federal de Brasília o Torquímetro. O equipamento consiste em um gerador eólico em miniatura para ser estudado em túnel de vento e foi feito sob medida para as necessidades do cliente. Ele será utilizado nas atividades de pesquisa de geração de energia eólica e hidrocinética realizadas pela universidade.
2015

2015

Janeiro

SH1: TÚNEL DE VENTO SUBSÔNICO
Foi entregue à Universidade Federal de Grande Dourados o túnel de vento subsônico H1. Ele será utilizado para atividades de ensino e pesquisa do curso de Engenharia Mecânica.

Fevereiro

TEA: SISTEMA DE ENSINO MOTOR TURBO EIXO
Foi entregue ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos a bancada didática Sistema de Ensino Motor Turbo Eixo. A bancada será utilizada nas atividades de ensino de manutenção de motores curso de Mecânico Aeronáutico

Abril

DJT1: SISTEMA DE ENSINO MOTOR TURBOJATO
Foi entregue ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos a bancada didática sistema de ensino motor turbojato. O equipamento consiste em um motor a jato real. Ela será utilizada nas atividades de ensino de manutenção de motores curso de Mecânico Aeronáutico.

BDRE1: SISTEMA DE ENSINO REVERSOR DE EMPUXO
Foi entregue ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos a bancada didática Sistema de Ensino Reversor de Empuxo. Ela consiste de um mecanismo para acionamento de reverso de motores a jato, sendo utilizado componentes reais de aeronaves. Ela será utilizada nas atividades de ensino de manutenção de motores curso de Mecânico Aeronáutico

Maio

DMJS: SISTEMA DE ENSINO MICRO TURBOJATO
Entregue à Universidade Federal do ABC (UFABC) a bancada didática Sistema de Ensino Micro Turbojato. Ela consite de um motor a jato em miniatura e equipado com diversos sensores, com os mesmos princípios de funcionamento de um motor a jato real. Ela será utilizada nas atividades de ensino da disciplina de Propulsão do curso de Engenharia Aeroespacial.

Junho

BDFC: SISTEMA DE COMBUSTÍVEL MOTOR TURBO-EIXO E AA-BDFA: SISTEMA DE COMBÚSTIVEL MOTOR ALTERNATIVO
Realizada a entrega das bancadas didáticas AA-BDFC e AA-BDFA ao Instituto Federal de São Paulo, campus de São Carlos. As bancadas simulam o funcionamento de sistemas de combustível de motores à pistão e turbo-eixo, respectivamente e contam com componentes reais de aeronaves. Elas darão suporte às atividades de ensino do curso de Mecânico Aeronáutico.

Julho

DEA1: BANCADA DE ESTRUTURAS
Realizada a entrega da bancada didática de estruturas aeronáuticas para a Universidade Federal do ABC (UFABC). Ela será utilizada para dar suporte às atividades de ensino do curso de Engenharia Aeroespacial. A bancada conta com componentes reais de aeronaves.

SSE1: SIMULADOR DE SISTEMA ELÉTRICO e SSH1: SIMULADOR DE SISTEMA HIDRÁULICO
Realizada entrega dos simuladores de sistemas hidráulico e elétrico para a Universidade Federal do ABC (UFABC). Os simuladores darão suporte às disciplinas de Introdução à Engenharia, Confiabilidade de Sistemas, Simulação de Voo e Ambientes Virtuais e Aviônica do curso de Engenharia Aeroespacial.
2014

2014



Julho

H1-C: TÚNEL DE VENTO SUBSÔNICO
Entregue à Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) o túnel de vento subsônico H1c. O túnel foi adaptado às necessidades do cliente e será utilizado nas atividades de ensino do curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Dezembro

H50: TÚNEL DE VENTO DE CIRCUITO ABERTO
Entregue à Universidade Federal de Brasília (UnB) o túnel de vento subsônico H50. Projetado completamente do demanda do cliente, ele será utilizado nas atividades de ensino e pesquisa do curso de Engenharia Mecânica.
2011

2011

Maio

N1: TÚNEL DE VENTO DE CIRCUITO FECHADO
Foi entregue ao Centro de Energias Alternativas do Ceará (CENEA) o túnel de vento de circuito Fechado N1. Ele será utilizado para atividades de pesquisa em energias alternativas, especialmente eólica.

Equipe

DEVIN GRACE

CTO 

OMAR J. J. PUGLIESI

Founder & CEO

JAMES R.WATERHOUSE

Founder & CEO

FABRICIO F. MANREZA

CMO

Produtos

Produtos Aeroalcool
  • Projetos especiais

    A experiência no projeto e fabricação de aeronaves torna a Aeroalcool capaz de prestar consultoria ou realizar projetos em diversas áreas, principalmente:
    ·         Projeto e fabricação utilizando materiais compostos (especialmente fibra de vidro e fibra de carbono)
    ·         Reparos estruturais em aeronaves de material composto.
    ·         Processos de homologação aeronáutica.
    ·         Desenvolvemos seu projeto especial, entre em contato conosco.

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  • Bancada Didática

    As bancadas possuem dois objetivos
    ·         Simplificam o processo de aprendizado do aluno, que interage com elementos concretos da teoria antes vista apenas em sala de aula
    ·         Simplifica o trabalho do professor para demonstrar de forma prática os conceitos teóricos ensinados em sala de aula
    Nossos produtos didáticos cobrem diversas áreas do conhecimento, como mecânica dos fluidos, estruturas, manutenção aeronáutica, propulsão e sistemas aeronáuticos. 

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  • Tuneis de vento

    Um túnel de vento é um instrumento de ensino e pesquisa utilizado em universidades, empresas e institutos de pesquisa. Possuem como finalidade produzir um fluxo de ar com velocidade e turbulência ajustáveis, criando assim um ambiente controlado. Com isso é possível inferir os efeitos da passagem do ar através de diversos modelos, sejam eles asas, aviões em escala, hélices, carros, etc. Os modelos são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações, som. Podem ainda ser feitos experimentos qualitativos, como os que permitem a visualização do escoamento.

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  • Acessórios para túnel de vento

    Para aproveitar todo o potencial de um túnel de vento e também aumentar o escopo de suas aplicações oferecemos diversos acessórios: gerador de fumaça para ensaios qualitativos e visualização do escoamento, balança aerodinâmica para medição de forças, pitots e sensores de pressão e diversos modelos de asas, modelos em escala de aviões e corpos aerodinâmicos.

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  • Tuneis de vento

    Um túnel de vento é um instrumento de ensino e pesquisa utilizado em universidades, empresas e institutos de pesquisa. Possuem como finalidade produzir um fluxo de ar com velocidade e turbulência ajustáveis, criando assim um ambiente controlado. Com isso é possível inferir os efeitos da passagem do ar através de diversos modelos, sejam eles asas, aviões em escala, hélices, carros, etc. Os modelos são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações, som. Podem ainda ser feitos experimentos qualitativos, como os que permitem a visualização do escoamento.

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News

Projeto Hidra-K
13-03-2017
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08-04-2016
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20-02-2016
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DEA1: BANCADA DE ESTRUTURAS
24-07-2015
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SSE1: SIMULADOR DE SISTEMA ELÉTRICO e SSH1: SIMULADOR DE SISTEMA HIDRÁULICO
24-07-2015
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02-06-2015
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Cursos

CURSOS AEROALCOOL
  • Curso de Aerodinâmica - Teoria e Prática

    INTRODUÇÃO

    A Aeroalcool Tecnologia mais uma vez inova. Além de oferecer equipamentos didáticos e de pesquisa avançada, começa a oferecer cursos regulares.

    O CURSO DE AERODINÂMICA – TEORIA E PRÁTICA surgiu como resposta a várias demandas de mercado, sendo básico para estudantes e profissionais que desejam ingressar nos segmentos de aerodinâmica de aeronaves, sistemas eólicos e operacionalização de túneis de vento. É um curso voltado à capacitação básica de estudantes, hobbistas e profissionais, exigindo a disponibilização de equipamentos específicos.  

    Com carga horária total de 320 horas, este curso é modularizado e abrange as áreas básica, computacional, experimental e aplicada.

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    Com carga horária total de 320 horas, este curso é modularizado e abrange as áreas básica, computacional, experimental e aplicada.

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Cep: 14.404-450 / Aeroporto Estadual de Franca-SP
ICAO: SIMK
+55 (16) 3701-7894
+55 (16) 9.8123-9788
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